CMPC - Renovável por natureza
  • Sobre
    • Propósito
    • História
    • Empresas CMPC
    • Celulose
    • Compliance
  • Sustentabilidade
    • Hub CMPC Economia Circular
    • Meio Ambiente
      • Indicadores Ambinentais
      • Manejo Florestal
      • Áreas de Conservação
    • Impacto Econômico
    • Comunidades
    • Iniciativas Sociais
    • CMPC Conecta
  • Operação
    • Florestal
    • Industrial
    • Processo
    • Certificações
    • Publicações
  • Imprensa
  • Programa de Visitas
  • Portal do Fornecedor
  • Contato
    • Carreiras
    • Localização
    • Denúncias
    • Política de Privacidade
    • Fale com a CMPC
Escolha uma Página

FLORESTAL

A CMPC possui mais de 900 propriedades, distribuídas em 71 municípios. A área total soma 426 mil hectares, com conservação de 176 mil hectares (41% das áreas florestais) de áreas nativas, de preservação permanente e/ou reserva legal, e o restante voltado para o plantio de eucalipto.

A empresa mantém entre suas propriedades a Fazenda Barba Negra, situada no município de Barra do Ribeiro, em uma península entre a Lagoa dos Patos e o Lago Guaíba, onde abriga um viveiro de mudas e um laboratório de pesquisa genética para o estudo e o melhoramento do eucalipto. Com 10,4 mil hectares, dos quais uma área de aproximadamente 2,4 mil hectares foi oficialmente reconhecida em 2009 como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a área é um importante patrimônio natural histórico e gaúcho.

Por ser uma empresa de base florestal, cujas atividades dependem dos recursos naturais, a CMPC está consciente de que é sua responsabilidade contribuir para que o uso desses recursos naturais renováveis seja assegurado no futuro, tanto para seu próprio negócio como para a sociedade como um todo.

 

Conheça nosso Plano de Manejo Florestal

INDUSTRIAL

Após realizar muitas pesquisas, a CMPC identificou as melhores práticas e tecnologias disponíveis no setor, tornando toda a cadeia de produção mais sustentável e eficiente, desde a floresta até a expedição do produto final.

O processo de uma unidade industrial de produção de celulose consiste, essencialmente, na extração e no beneficiamento da fibra – composto vegetal que constitui a parede celular da madeira (nesse caso, o eucalipto). Suas moléculas são entrelaçadas em feixes por uma substância orgânica, a lignina, espécie de colágeno que dá consistência às árvores.

Com alto poder calorífico, essa resina orgânica (constituída por uma solução alcalina e associada a outros extratos vegetais) denominada lixívia ou licor negro é a principal responsável por 83% de autossuficiência energética da unidade.

Uma vez beneficiada, a celulose é lavada, filtrada, branqueada, prensada e embalada em fardos, sendo posteriormente comercializada como base para a fabricação de diversos produtos, como papéis de higiene e limpeza (tissue), embalagens e mais outros 40 itens essenciais em nosso cotidiano.

PROCESSO

Como é produzida a celulose?

O processo tem início no viveiro, com pesquisas e melhoramento genético das mudas de eucalipto. Do viveiro as mudas são levadas para o plantio em hortos florestais e cultivadas por sete anos, até que fiquem grandes fortes e preparadas para as próximas etapas.

 

1. COLHEITA

Após um ciclo de sete anos, o eucalipto é cortado, descascado – operação que ocorre nos hortos em que são cultivados os eucaliptos– e transportado para a planta industrial. Cascas, folhas e galhos permanecem na terra para virar matéria orgânica.

2. PRODUÇÃO DE CAVACOS

As toras são levadas para lavagem, picagem em tamanho pré-determinado e peneiramento. A partir daí, os cavacos são colocados em uma tela circular (windfence) e em silos.

3. COZIMENTO

No cozimento, os cavacos formam uma pasta marrom, também chamada de celulose não branqueada. Esse processo, que se chama Kraft, ocorre a 150o C com adição de sulfeto de sódio, dissolvendo a lignina e liberando a celulose como polpa de papel de maior qualidade.

4. DEPURAÇÃO, DESLIGNIFICAÇÃO E BRANQUEAMENTO

A depuração consiste na separação das impurezas da madeira e dos pedaços de cavaco que não foram cozidos. Depois, é removida a lignina, uma substância que une as células da celulose. No branqueamento, a celulose é submetida a um tratamento químico com agentes oxidantes. Essa operação é feita em três estágios até atingir a alvura desejada.

5. SECAGEM

Na secagem, a água da celulose é retirada até que a celulose atinja um equilíbrio satisfatório com a umidade relativa do ambiente.

6. EMBALAGEM

Depois de secas, as folhas de celulose são cortadas e organizadas em fardos, facilitando o transporte.

7. TRANSPORTE

Após ser armazenada, a celulose é enviada a partir do porto coberto e privado da empresa em Guaíba ao Porto Público de Rio Grande por meio do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos. Um dos diferenciais da CMPC é sua localização próxima à BR 290, que facilita o transporte de madeiras oriundas das mais variadas regiões do estado.

8. MERCADO

Mais de 90% da celulose produzida na unidade de Guaíba é voltada para a exportação. Os principais mercados são Asia, China e Europa.

CERTIFICAÇÕES

ISO 9001:2015

Sistemas de Gestão da Qualidade

Esta norma traz um conjunto de requisitos orientados para o controle dos processos produtivos da empresa, de modo a garantir a previsibilidade de resultados e a satisfação dos clientes. A mais famosa das certificações é um controle que julga as normas técnicas de uma empresa para atestar sua qualidade.

CLIQUE E SAIBA MAIS$

ISO 14001:2015

Sistemas de Gestão Ambiental

A ISO 14.001 tem seu foco na identificação dos aspectos e impactos ambientais dos processos produtivos, determinando que a empresa defina uma Política de Gestão Ambiental e mecanismos para prevenção e mitigação de impactos.

CLIQUE E SAIBA MAIS$

NBR ISO/IEC 17025:2017

Sistemas de Gestão em Laboratórios

Os Certificados de Reconhecimento de Competência para análises ambientais, emitidos pela Rede Metrológica do RS, de acordo com a Norma ISO/IEC 17.025:2017, especificam os requisitos para a competência, imparcialidade e operação consistente do laboratório para amostragem, análises físico-químicas e microbiológicas.

CLIQUE E SAIBA MAIS$

Através das certificações FSC e PEFC (CERFLOR), a CMPC reforça seu compromisso em implementar e manter os requisitos que conciliam aspectos econômicos, ambientais e sociais em suas operações de manejo florestal e cadeia de custódia.

PEFC

As atividades que compreendem o manejo florestal da CMPC também são certificadas pelo PEFC Brasil (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes) – anteriormente sob o nome de Cerflor, um programa brasileiro, gerido pelo INMETRO e descrito em normas ABNT, e reconhecido pelo sistema europeu PEFC.
De caráter voluntário, seu objetivo é incentivar o bom manejo das florestas plantadas e nativas e assegurar a cadeia de custódia de um determinado empreendimento. Os princípios, critérios e indicadores conciliam aspectos econômicos, ambientais e sociais.
Além da certificação das florestas, existem regras para demonstrar que todas as etapas envolvidas no processo foram rastreadas garantindo que o produto foi efetivamente confeccionado com matéria-prima oriunda de florestas certificadas – trata-se da certificação da cadeia de custódia.
CERTIFICADO DE CADEIA DE CUSTÓDIA PEFC/CERFLOR IMA-CoC-0010
CERTIFICADO DE CADEIA DE CUSTÓDIA PEFC/CERFLOR IMA-MF-0014

FOREST STEWARDSHIP COUNCIL® (FSC®)

Por seguir rigidamente às normas ambientais, produzir com respeito à natureza e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades da região, a CMPC recebeu o certificado de Manejo Florestal emitido pela Forest Stewardship Council® (FSC®)*, organização independente, não-governamental, sem fins lucrativos, criada para estimular o manejo responsável das florestas do mundo. O FSC é considerado um sistema de certificação florestal com credibilidade internacional devido à metodologia de avaliação das operações florestais que inclui a participação dos grupos sociais potencialmente afetados pelas atividades através de uma avaliação rigorosa das práticas ambientais e análise da viabilidade econômica e social da produção.

CERTIFICADO DE CADEIA DE CUSTÓDIA FSC® IMA-COC-005258 E IMA-CW-005258
CERTIFICADO DE MANEJO FLORESTAL FSC® IMA-FM/COC-006022

PUBLICAÇÕES

EIA/RIMA do Projeto Deep

Apresentamos o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referente ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA), realizado para o processo de licenciamento ambiental que prevê a instalação e operação do Terminal Portuário de Celulose. Este, faz parte do maior investimento privado industrial da história do Rio Grande do Sul, anunciado em abril de 2024 quando foi assinado o protocolo de intenções entre a CMPC e o Governo do Estado do RS.

Acesse o RIMA (link) e o EIA (link).

Para dúvidas, sugestões e esclarecimentos, envie e-mail para: xxx (endereço que ainda não temos).

Política Gestão Ambiental – Terminal Pelotas

A CMPC Brasil (filial do Terminal de Pelotas/RS) tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o recebimento, a armazenagem, a movimentação e o carregamento pelo modal fluvial de madeira para a produção de celulose. A empresa acredita na real aplicação do princípio de...

ler mais

Relatório de Análise das Condições Ambientais – AAVC

Clique aqui e confira a íntegra do Relatório de Análise das Condições Ambientais das Áreas de Alto Valor de Conservação.

ler mais

Política de Gestão Integrada

Propósito corporativo: Criamos a fibra natural para um futuro melhor A CMPC Brasil (unidade Guaíba), baseada nesse propósito corporativo, construiu a Estratégia 2030, que conta com 5 pilares estratégicos: Sustentabilidade, Crescimento e Inovação, Cliente,...

ler mais

Geração de Empregos por Município

ler mais

Política Integrada de Probidade Corporativa

www.cmpcbrasil.com.br/uploads/pdf/Pol_IntegridadeCMPC-PROBCORPORATIVA(versaocompleta)POR (CRG).pdf

ler mais

Política de Livre Concorrência

http://www.cmpcbrasil.com.br/uploads/pdf/PoliticaLibreCompetenciaDiagramada-Portugues070120.pdf

ler mais

Política de Privacidade (Privacy Statement)

A CMPC Celulose Riograndense Ltda. (“CMPC”) compromete-se a manter a proteção e segurança dos dados pessoais obtidos dos seus clientes, colaboradores e visitantes, assumindo compromisso em zelar pela privacidade, sigilo e segurança desses dados. Esta política reflete...

ler mais

Política de Compra de Madeira

A CMPC, preocupada em assegurar, de todas as formas, a origem da matéria-prima utilizada em seus processos produtivos, estabeleceu uma Política para Compra de Madeira. Clique aqui para conferir o documento integral da Política de Compra de Madeira da CMPC.

ler mais

Compromisso Público

A CMPC, ao executar suas operações de manejo florestal, considera aspectos ambientais e sociais destas, assim como foca a viabilidade econômica tendo em vista o abastecimento de madeira para a unidade industrial de celulose situada no município de Guaíba/RS. Para mais...

ler mais
  • Sobre
    • Propósito
    • História
    • Empresas CMPC
    • Celulose
    • Compliance
  • Sustentabilidade
    • Hub CMPC Economia Circular
    • Meio Ambiente
      • Indicadores Ambinentais
      • Manejo Florestal
      • Áreas de Conservação
    • Impacto Econômico
    • Comunidades
    • Iniciativas Sociais
    • CMPC Conecta
  • Operação
    • Florestal
    • Industrial
    • Processo
    • Certificações
    • Publicações
  • Imprensa
  • Programa de Visitas
  • Portal do Fornecedor
  • Contato
    • Carreiras
    • Localização
    • Denúncias
    • Política de Privacidade
    • Fale com a CMPC

+55 51 2139 7211

Rua São Geraldo, 1680, Bairro Ermo – CEP 92703-470 – Guaíba, RS, Brasil

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir