Virada Sustentável

29/08/2020

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

Essa é uma iniciativa que busca apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e o impacto social existentes nas diferentes cidades. Para isso, envolve a articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros.

A programação é sempre alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando temas como redução de desigualdades sociais, consumo consciente, saúde e bem-estar e mudanças climáticas. Em 2019, a iniciativa esteve presente em 7 cidades do Brasil com mais de 2 mil atividades, reunindo um público de quase 930 mil pessoas. Na cidade de Porto Alegre, foram realizadas mais de 150 atividades como oficinas, seminários, rodas de conversa e pedalada alinhadas a temas como música, artes, ecogastronomia, zen e de bem-estar. O evento ocorreu em três ecopontos (Vila Flores, Casa de Cultura Mario Quintana e Redenção).