Todo mês o conhecido Sofá na Rua ocupava os espaços públicos de Pelotas por meio de uma grande intervenção artística e cultural. As ruas se transformavam em uma grande troca entre as pessoas, um espaço educativo, inclusivo e democrático. Com a chegada da pandemia de Covid-19, foi preciso repensar o formato da iniciativa, sem deixar de lado sua essência: ser uma mola propulsora para a criação e consumo da economia criativa local.
E foi pensando nisso que os seus criadores usaram da criatividade para seguir proporcionando à população um espaço para mostrar seus trabalhos, gerar renda e disseminar a economia criativa. A produtora executiva do Sofá na Rua, Isadora Passeggio, explica que estão sendo promovidas capacitações e mentorias para cerca de 20 pequenos empreendedores locais. “A ideia é auxiliá-los nesse período de pandemia mostrando como podem adaptar seus negócios para o mundo virtual. Nos encontros trouxemos temas como produção de fotos, posicionamento de marca, estratégias em redes sociais, entre outros”, destaca. Junto às capacitações, também serão realizadas lives mensais até dezembro como forma de divulgação dos trabalhos. “Além disso, queremos que o nosso público entenda a importância de comprar de forma consciente e de pequenos produtores, que são aqueles com mais dificuldades de se manter em meio a tudo isso o que estamos vivendo”, acrescenta.
Por acreditar nos artistas locais, nos negócios de atividades da cultura, como artesanato, música, cinema e artes em geral, a CMPC, empresa produtora de celulose com atuação no porto de Pelotas, apoia a iniciativa desde 2016. “É preciso valorizar ações como o Sofá que transforam o contexto em que estão inseridas. Sabemos que neste momento os artistas da economia criativa, pequenos empreendedores, negócios que têm a criatividade como insumo, estão passando por um período difícil. O trabalho que o coletivo está fazendo mostra que é possível que a colaboração, que já era gritante nos eventos físicos, se manifesta em períodos como esse, em busca de uma causa maior, mantendo empregos e renda”, enfatiza o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC, Daniel Ramos.
O Sofá na Rua é uma iniciativa que integra o Otroporto, programa da indústria criativa e que a companhia mantém estreito laço para apoio aos coletivos e ações culturais na orla portuária de Pelotas. Para mais informações de como participar das atividades e acessar as transmissões ao vivo, acesse a página no Facebook www.facebook.com/sofanarua.