A companhia melhorou seu patamar em duas categorias da premiação se comparado com o ano anterior, além de seguir como um dos destaques do segmento na Região Sul do país
Em cerimônia on-line ocorrida na noite da última quinta-feira (18), a CMPC foi premiada em três categorias no 500 Maiores do Sul, condecoração entregue pela Revista Amanhã. Em comparação à edição anterior, a companhia subiu uma posição nas categorias Geral na Região Sul e Geral no Rio Grande do Sul, ficando em 11º e terceiro lugar, respectivamente. No segmento de Papel e Celulose, a CMPC foi mecionada como um dos cinco destaques de atuação. O critério utilizado para determinar o ranking é feito com base no índice Valor Ponderado de Grandeza (VPG), resultado da soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido, lucro ou prejuízo do exercício.
Com 31 anos de história, o 500 Maiores do Sul é um dos mais importantes rankings regionais de empresas no país, utilizando indicadores da PwC Brasil, uma das principais auditorias de balanços do mundo. A partir desses dados, são classificadas as maiores e mais competitivas companhias do Sul do Brasil, divididas em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além dos destaques em 28 setores da economia.
“Para nós é uma alegria sermos agraciados mais uma vez em uma premiação tão importante, que valoriza a atuação e registra o momento vivenciado pelo mercado da Região Sul”, afirma o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger. “É gratificante vermos o nosso avanço ano após ano nos rankings geral e regional, bem como continuarmos como destaque no segmento. Tudo isso ratifica a importância do legado positivo que construímos diariamente por meio das nossas práticas de ESG e melhoria contínua, sendo estas reconhecidas pelo empresariado do Sul do país”, completa.
Sobre a CMPC
A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 1,9 milhão de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% resíduos sólidos do processo industrial em 15 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 17 mil colaboradores em 45 unidades industriais de oito países da América Latina.