A CMPC vai instalar mais uma estação de monitoramento, que medirá e apresentará dados sobre a qualidade do ar em Guaíba. Em 2020, durante 97% do ano a qualidade do ar no local foi considerada boa – melhor classificação de acordo com dados do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O novo equipamento que será instalado no lado sul, e que se soma à estação que já existe no lado norte da empresa, tem investimento previsto de R$ 2 milhões e estará integrado com a rede oficial de monitoramento do ar da Fepam, fornecendo informações em tempo real ao processo de acompanhamento e controle que já é realizado atualmente.
A implementação acontece de forma voluntária pela empresa, que planejou estender a cobertura para a totalidade da bacia aérea de Guaíba. Esta medida melhora e amplia as informações de monitoramento deste importante parâmetro ambiental.
“Este é um passo importante que damos em busca da melhoria contínua dos nossos processos. A nova estação nos apresentará dados precisos, garantindo mais amplo acompanhamento dos padrões de qualidade do ar no entorno da nossa unidade industrial, o que beneficiará a população de Guaíba com informação transparente e de qualidade”, afirma Daniel Ramos.