Elaborado com base em conceitos de Advanced Analytics, Big Data, Machine Learning e
Internet das Coisas, o espaço centraliza dados e controles para garantir precisão às decisões
A CMPC inicia o ano de 2021 com um novo núcleo de acompanhamento de processos operacionais na planta industrial de Guaíba, no Rio Grande do Sul. Nomeado de Sala 4.0 de Inovação, o espaço foi criado com o objetivo de analisar, em um único local, todos os processos e informações das operações da companhia com alta agilidade e precisão. A iniciativa permite que sejam armazenados dados para serem utilizados como subsídios na otimização de processos, prevenção de falhas e mitigação de possíveis impactos nas operações. O ambiente foi planejado com base em conhecimentos de Advanced Analytics, Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas, alinhado ao pilar de atuação de melhoria continua da operação da organização.
Inspirado nos conceitos de indústria 4.0 e inteligência artificial, o espaço possui recursos de alta tecnologia e conta com uma equipe de profissionais com larga experiência em ferramentas de análise, operando de forma interligada com os colaboradores que atuam diretamente nas operações industriais e de campo. O objetivo é que, a curto, médio e longo prazos, a Sala 4.0 de Inovação proporcione resultados que subsidiem o processo de crescimento da companhia e o desenvolvimento de novas práticas de melhorias.
O diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger, destaca o início das operações da Sala 4.0 de Inovação: “Este é um espaço pensado de forma muito cuidadosa e planejado nos mínimos detalhes. Concebemos a ideia para termos um potente aliado na análise de processos, melhorias constantes e, também, para que possamos nos antever a possíveis falhas e corrigi-las, otimizando nossa eficiência operacional”, afirma. “Temos absoluta certeza de que a Sala 4.0 de Inovação será um marco na companhia e, desde o início da operação, já está apresentando resultados e relatórios bastante robustos para melhoria contínua”, completa Harger.