Companhia apresenta o programa Favos do Sul, iniciativa que permite a instalação de colmeias nos hortos florestais e gera contrapartida para entidades beneficentes e sem fins lucrativos, como escolas e APAEs
A CMPC reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com as comunidades onde atua ao participar do Encontro Abelheiro de Carazinho, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Parque Acapesu, Rio Grande do Sul. Com o tema “Coragem para Reconstruir”, o evento será uma oportunidade para a empresa apresentar o programa Favos do Sul e atrair novos apicultores para essa iniciativa que gera impacto social e ambiental.
O Favos do Sul, criado há mais de três décadas, conecta apicultores à empresa. A inciativa permite, por meio de contrapartida, a instalação de colmeias nos hortos florestais de eucalipto mantidos pela CMPC. Os apicultores ficam responsáveis por doar o equivalente financeiro de dois quilos de mel por caixa produtiva para instituições parceiras do programa, como APAEs e escolas, que beneficia milhares de pessoas em todo o Rio Grande do Sul. Em 2023, o programa destinou cerca de R$ 285 mil para essas entidades.
“O Favos do Sul é a concretização da nossa missão de proporcionar desenvolvimento, renda e impacto social nas comunidades onde a CMPC está presente”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil. “A parceria gera mel de alta qualidade, garante a perpetuação desse importante ator ambiental, que é a abelhas, e fomenta a economia local. É um ciclo virtuoso que beneficia o produtor, a natureza e a sociedade como um todo”, completa.
No encontro em Carazinho, a CMPC conta com um espaço para apresentar o programa e tirar dúvidas de apicultores interessados em participar. A companhia também aproveita a oportunidade para destacar os benefícios da parceria, como a possibilidade de gerar renda adicional e contribuir para a preservação do meio ambiente, além do impacto social transformador para as instituições e pessoas beneficiadas.