Os 25 alunos terão acesso a um vasto cronograma com conteúdos ligados a todas as áreas do processo produtivo.
A CMPC acaba de iniciar as aulas do Curso Técnico em Celulose e Papel, promovido em parceria com o Senai-RS. A partir de 2023, a formação passa a ter duração de 2 anos, com aulas realizadas por completo nas dependências da companhia, em Guaíba, e ministradas por professores especialistas em todas as etapas do processo produtivo. A turma possui 25 alunos, selecionados por meio de amplo processo seletivo nos meses de janeiro, fevereiro e março, e que contou com a inscrição 3.400 candidatos.
O Curso Técnico em Celulose e Papel possui 44 anos de história, sendo referência na formação do desenvolvimento profissional e empregabilidade de moradores da região, com foco na valorização das comunidades no entorno da unidade da CMPC. Ao longo das mais de quatro décadas, milhares de profissionais foram formados e estão atuando no mercado de trabalho.
A formação é dividida em duas etapas de conteúdos sobre o processo produtivo:
1ª ETAPA:
Matérias Primas I, Matérias Primas II, Produção de Celulose I, Recuperação de Químicos, Tratamento de Águas e Efluentes, Química Analítica Aplicada I, Física Aplicada, Equipamentos e Instalações Industriais e Inglês Técnico.
2ª ETAPA:
Produção de Papel, Produção de Celulose II, Produção de Químicos, Energia e Energéticos, Química Analítica Aplicada II, Instrumentação Básica, Layout e Fluxogramas, Manutenção Industrial e Gestão de Processos.
Depoimentos – Eloir Piccoli, participante da turma de 1988, fala sobre a sua experiência. “O curso Técnico em Celulose e Papel me proporcionou muito conhecimento. A formação oportunizou aulas teóricas e práticas, conhecendo todo o processo, desde o plantio da madeira até as etapas finais da celulose e do papel”, afirma. “Assim, tive a oportunidade de concorrer a uma vaga como colaborador da CMPC e aqui estou há 34 anos. Durante esse período, foram muitos aprendizados e oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Após minha formação no ensino superior, tive a oportunidade de contribuir como professor nesse curso, repassando meu conhecimento para os alunos”, completa.
Brendha Maier de Andrade, participante da turma de 2015, destaca a importância do Curso Técnico em Celulose e Papel para sua carreira. “Com a oportunidade de realizar um curso gratuito para mudar meu segmento de atuação profissional, a formação foi fundamental para minha escolha e realização pessoal e me proporcionou conhecer todas as áreas da unidade, enriquecendo minha experiência”, afirma ela. “Além disso, pude retornar de forma efetiva como operadora da área de Caldeira de Recuperação e Evaporação na CMPC, pela qual sempre tive apreciação, concretizando ainda mais a importância de fazer um bom curso, dinâmico e com material tão completo”, completa a profissional.
Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC, destaca a importância do início das aulas e do novo momento do Curso Técnico em Celulose e Papel. “Muito nos orgulha começar esse novo ciclo de uma formação que carrega tanta história e protagonismo na trajetória de profissionais capacitados. Queremos que esse novo momento seja de grande importância para alunos e que, junto ao Senai-RS, possamos construir novos capítulos tão importantes e que façam jus a ao legado de mais de 40 anos”, completa.