Caravana Cultural

29/08/2020

Já pensou uma grande iniciativa de educação e cultura que se desloca para diferentes cidades do Rio Grande do Sul?

Assim é a Caravana Cultural, iniciativa sociocultural itinerante e que tem como proposta resgatar a arte popular e a cidadania em cidades do interior do estado. Os seus eventos oportunizam que crianças, jovens, adultos e idosos tenham acesso a atividades culturais, de lazer, de esporte e de assistência à saúde, entre outras, sempre de forma gratuita. Sua programação já contou com apresentação de contação de histórias, teatro de fantoches, musicais, oficinas culturais, arte na calçada, jogos de tabuleiro, exposições e apresentações folclóricas.

O objetivo desta iniciativa é consolidar um circuito alternativo da produção cultural e do lazer, aproximando a cultura de comunidades mais vulneráveis. Em outras palavras, é uma realização que democratiza a cultura aos mais diversos perfis de pessoas, com atividades lúdicas e educativas.

A Caravana é também uma oportunidade de apresentar o trabalho de diversas outras iniciativas das quais a CMPC apoia, como o Grupo circense Tholl. Em 2019, mais de 13.500 pessoas presenciaram as atividades da Caravana Cultural em Guaíba, Pinheiro Machado, Butiá, Piratini, Encruzilhada do Sul e Rio Grande.