A companhia dobrou o resultado alcançado no ano anterior, demonstrando o crescente interesse de produtores em firmar parceria
A CMPC registrou um importante resultado em sua participação na 41ª Feovelha – Feira e Festa Estadual da Ovelha, realizada entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, em Pinheiro Machado (RS). Durante os cinco dias de evento, foram prospectados 11,7 mil hectares para o plantio de eucalipto. Este foi o terceiro ano consecutivo que a companhia participou como apoiadora e expositora desta que é considerada uma das principais feiras de ovinos do país.
Estiveram presentes produtores rurais de municípios como Pelotas, Bagé, Lavras do Sul, Caçapava, Pedras Altas e Herval, recebendo informações de como a CMPC pode contribuir para a evolução de seus negócios no campo a partir do RS+Renda. O programa de fomento florestal da companhia oferece suporte para o plantio de eucalipto e estimula a silvicultura produtiva, prática que fortalece a economia gaúcha.
Durante a programação do evento, a CMPC promoveu o Workshop de Desenvolvimento Florestal, com a participação de dezenas de produtores e empresas ligadas ao agronegócio. O encontro tratou temas como o relacionamento da companhia com as comunidades, as operações florestais na Região Sul, as ações de proteção nas áreas de plantio e, especialmente, as vantagens financeiras em aderir ao RS+Renda.
“É importante estarmos em ambientes tão prósperos como a Feovelha, onde podemos dialogar com produtores rurais de regiões fundamentais para a companhia, apresentando a nossa atuação e as facilidades para que façam parte do RS+Renda”, considera Leonardo Souza, coordenador de Negócios Florestais da CMPC. “Também tivemos a oportunidade de falar sobre proteção florestal que, mais precisamente em períodos de seca, possui maior relevância. É preciso que os trabalhadores do campo saibam como identificar e combater os focos de incêndio. E estamos à disposição para auxiliar neste sentido”, completa.
RS+Renda
O produtor rural que adere ao RS+Renda passa a integrar a cadeia produtiva da CMPC e contribuir para o desenvolvimento de produtos sustentáveis em solo gaúcho. O programa é uma plataforma que atende pequenos, médios e grandes produtores rurais e incentiva a diversificação de culturas a partir do plantio de eucalipto, contribuindo para a redução dos riscos e ampliação da rentabilidade para o produtor rural.
O RS+Renda conta com dois modelos de participação: fomento e parceria. Em ambos, o produtor rural estabelece uma relação de longo prazo com a companhia, o que possibilidade uma fonte de renda extra com o cultivo de eucalipto. Outra vantagem do programa é a possibilidade de o produtor rural optar por receber rendimentos anuais através da compra antecipada da madeira. Além disso, o participante que aderir pode escolher entre quatro indexadores para compor a sua remuneração: saco de soja, preço do boi, valor futuro da madeira, IPCA ou um mix desses indicadores.
Os produtores rurais que aderirem ao programa terão a garantia da CMPC sobre o recurso para implantação da floresta, apoio no combate a eventuais a incêndios e mudas de eucalipto de alta produção, além de suporte técnico para formação da floresta.