A CMPC informa que, para manter suas operações em segurança adotou uma série de rigorosas medidas preventivas para proteção da saúde de todos. Uma destas medidas é a Parada Geral de Manutenção (PG) da linha dois de sua unidade industrial. O planejamento para realização da PG está sendo elaborado para que as atividades ocorram na segunda quinzena de julho.
Ressaltamos a importância da realização dessa manutenção para continuar atendendo às demandas da sociedade, e garantindo que itens essenciais cheguem nas residências das famílias. Isso porque a celulose é matéria-prima base para uma série de itens do dia a dia, como as embalagens de medicamentos e alimentos, além de produtos de higiene pessoal e limpeza. Uma cadeia considerada fundamental neste período de pandemia.
O plano para a Parada Geral cumpre com o Protocolo de Prevenção à COVID-19 da empresa e com todas as demais medidas exigidas pelos órgãos de saúde e sanitários. Além disso, novas medidas ainda mais rigorosas e restritivas foram implementadas para o período.
A CMPC ressalta ainda que o plano foi apresentado para todas as instituições que tratam do tema: Vigilância Sanitária municipal, Vigilância Sanitária Estadual, Assembleia Legislativa e Ministério Público Estadual.
Conheça abaixo as principais premissas que todos os prestadores de serviços, que deverão vir para a Parada Geral precisarão obrigatoriamente seguir:
• Todos os trabalhadores da parada geral irão realizar testes para COVID-19, independente do estado e município de origem. A pessoa só poderá acessar a empresa se o resultado do exame for negativo. Para os trabalhadores de outros estados, serão realizados testes antes da viagem de seu estado de origem, e após sua chegada no RS.
• Pessoas vindas de outros estados irão cumprir um período de quarentena antes de viajar para o Rio Grande do Sul, e após chegarem, farão um período adicional antes de acessar a empresa.
• Não haverá nenhuma hospedagem em Guaíba. A hospedagem será em hotéis da região metropolitana indicados pela CMPC, que atendam rigorosamente todas as medidas preventivas à COVID-19.
• Haverá transportes e espaços específicos descanso, alimentação e higiene dessas pessoas na CMPC.
• Os profissionais da parada geral deverão seguir integralmente todas as medidas de prevenção e cuidados do Protocolo de Prevenção CMPC.
• Os profissionais serão capacitados no Protocolo de Prevenção CMPC juntamente com a integração de segurança em formato on-line.
• As equipes contratadas para a parada geral terão o acesso proibido aos vestiários, prédios e escritórios administrativos da CMPC, assim como aos restaurantes normalmente utilizado pelos colaboradores e prestadores de serviço da empresa.
A iniciativa tem um impacto econômico positivo e direto na economia local. Estão sendo investidos mais de 40 milhões de reais na compra de materiais e na contratação de serviços para sua realização. Deste total, aproximadamente 50% serão no Rio Grande do Sul e 15% no município de Guaíba.
A parada geral de manutenção ocorre em plantas industriais tendo como foco a realização de inspeções e testes nos equipamentos, e então garantir o cumprimento de normas operacionais de sustentabilidade, saúde e segurança.
Prezando pela saúde e segurança de todas as pessoas, a CMPC planejou uma série de ações de prevenção e cuidados para a realização da parada de manutenção.
Vale lembrar que a CMPC foi uma das indústrias pioneiras na implementação de um rígido protocolo de prevenção à COVID-19, adotando desde o dia 13 de março mais de 20 medidas que se estenderão aos profissionais da planta que virão para Parada Geral. São elas:
• Implementação de protocolo interno de prevenção ao COVID-19 (novo coronavírus) que todos devem assinar ao acessar à empresa;
• Criação de grupo de Agentes de Prevenção e Cuidados, ajudando as pessoas e garantindo cumprimento do protocolo;
• Implementação de trabalho remoto (home office) para o quadro administrativo;
• Orientação para que ninguém realize contato físico com outras pessoas, inclusive para cumprimentos. Em todos os momentos deve-se manter a distância mínima de 2 metros entre as pessoas;
• Verificação de temperatura e eventuais sintomas ao acessar a empresa;
• Monitoramento diário e garantia de transporte dos colaboradores em ônibus da frota com máximo de 50% da capacidade do veículo para cumprir com o limite de distância entre as pessoas;
• Todos os passageiros devem fazer a medição da temperatura ao subirem no ônibus, sem contar que os veículos passam por uma forte higienização e sua limpeza foi intensificada com a aplicação de ozônio;
• Adaptação do refeitório, além de espaçamento de 2 metros entre as mesas e cadeiras, o buffet está sendo servido para cada colaborador, separando talheres e demais utensílios em embalagens de papel individualizadas;
• Instalação de dispensers de álcool gel em todas as áreas e reforço de material de limpeza (detergente e sprays) nas copas e áreas onde há profissionais atuando;
• Rotina intensificada de limpeza e higienização de espaços comuns (restaurante, banheiros, copas, vestiários, etc.);
• Atendimento à saúde 24h;
• Distribuição de máscaras e luvas para todos;
• Realização de ação que ampliou os cuidados às famílias dos nossos colaboradores com a distribuição de 6.500 kits com máscaras cirúrgicas, álcool gel e luvas de borracha, com o objetivo de protegê-los ainda mais durante o período de pandemia.