A CMPC informa que recebeu a confirmação de teste positivo para Covid-19 de um de seus colaboradores. A empresa informa ainda, que como medida de prevenção e em atenção aos protocolos estabelecidos, o colaborador já estava afastado de suas atividades desde o dia 23/03.
Com a identificação dos primeiros sintomas, o colaborador seguiu as orientações do nosso protocolo, tendo sido rapidamente encaminhado para avaliação e tratamento médico. O colaborador já foi tratado e recebeu alta do hospital.
Como medida de prevenção, todos os colaboradores e prestadores de serviços que tiveram contato com ele foram identificados e também estão em quarentena. Até a presente data, nenhum deles apresentou qualquer sintoma, mas seguem sendo monitorados.
Tendo em vista os cuidados com a saúde de seus colaboradores e prestadores de serviços, a empresa já havia adotado com bastante antecedência uma série de medidas de prevenção ao novo coronavírus. Entre elas estão o trabalho remoto para as funções administrativas, suspensão de todas as viagens aéreas nacionais e internacionais, a recomendação de dar preferência a videoconferências, substituir as reuniões operacionais por ligações e mensagens de texto, além da medição de temperatura das pessoas antes de ingressarem na empresa (confira abaixo todas as medidas tomadas pela CMPC).
“Estamos em um momento crucial para unir iniciativas públicas e privadas no combate ao avanço desta epidemia no Rio Grande do Sul e no Brasil. Todas as medidas individuais e coletivas adotadas farão a diferença para preservar a nossa saúde e a de outras pessoas mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas, como os idosos, além de evitar a superlotação dos hospitais e postos de saúde”, explica Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC. Ele acrescenta ainda que os cuidados com as pessoas são fundamentais para que se mantenha a continuidade operacional da empresa, uma vez que a companhia é produtora da matéria-prima base para a maioria dos itens de higiene pessoal, produtos indispensáveis para combater a disseminação do vírus.
Seguimos com nosso Protocolo de Prevenção, que prevê que caso algum colaborador apresente os sintomas do COVID-19 (tosse seca, febre e dificuldade de respirar) no local de trabalho, precisa comunicar imediatamente ao ambulatório da companhia, que terá atendimento 24 horas. A empresa está enfatizando aos colaboradores que, durante essa fase de prevenção, só deve-se solicitar atendimento médico caso apresentem alguns dos sintomas listados acima. Dessa forma, os médicos da companhia conseguirão priorizar o atendimento àqueles que correm algum risco. Em caso de sintomas apresentados fora do local de trabalho, as pessoas devem acionar a Vigilância Sanitária ou pelo Disque Saúde (136).
A CMPC segue atenta aos próximos movimentos dessa pandemia. Diante da crise atual, a empresa vem buscando – constantemente – informações técnicas das áreas médicas e sanitárias, e permanece acompanhando as orientações e diretrizes de órgãos de saúde e sanitários (nacionais e internacionais), razão pela qual novas medidas podem ser implementadas a qualquer momento.
Medidas de prevenção ao COVID-19 estabelecidas pela CMPC para com seus colaboradores e prestadores de serviços
• Criação de um Comitê de Gestão de Crise e Contingências.
• Implementação de protocolo interno de prevenção ao COVID-19 (novo coronavírus).
• Ampla campanha de comunicação interna sobre o assunto.
• Criação de grupo de Agentes de Prevenção e Cuidados, ajudando as pessoas e garantindo cumprimento do protocolo.
• Implementação de trabalho remoto (home office) para o quadro administrativo.
• Redução do número de pessoas nas operações.
• Orientação para que ninguém realize contato físico com outras pessoas, inclusive para cumprimentos.
• Afastamento do trabalho de todas as gestantes e maiores de 65 anos.
• Monitoramento da área de saúde ocupacional dos profissionais do grupo de risco.
• Verificação de temperatura e eventuais sintomas ao acessar a empresa.
• Suspensão de todas as viagens aéreas nacionais e internacionais.
• Monitoramento diário e garantia de transporte dos colaboradores em ônibus da frota com máximo de 50% da capacidade do veículo.
• Adaptação do refeitório com maior espaçamento entre as cadeiras, separação dos talheres em embalagens específicas, ampliação de seu horário de funcionamento em 1h e entrega de alimentação em determinadas áreas, para diminuir a circulação e aglomeração de pessoas na hora das refeições.
• Instalação de dispensers de álcool gel em todas as áreas e reforço de material de limpeza (detergente e sprays) nas copas e áreas onde temos profissionais atuando.
• Rotina intensificada de limpeza e higienização de espaços comuns (restaurante, banheiros, copas, vestiários, etc.)
• Rotina intensificada de limpeza e higienização dos ônibus da empresa.
• Implantação do serviço 24×7 de atendimento à saúde do trabalhador para avaliação dos casos internos, com estrutura devidamente separada e preparada para atendimento a pessoas com sintomas da COVID-19.
• Distribuição de máscaras (cirúrgicas e com respiradores) e luvas para todos.
• Adiantamento da nossa campanha de vacinação 2020 para colaboradores e familiares.