FAQ para Fornecedores

17/12/2020

1) Como faço para ser um fornecedor da CMPC Brasil?

Todos os fornecedores que possuem interesse em trabalhar conosco necessitam primeiro realizar o pré-cadastro no Portal de Fornecedores da CMPC. Quando houver a necessidade de contratação, a equipe de compras entrará em contato solicitando os documentos para homologação e possível cotação.

IMPORTANTE: esse cadastro prévio não expressa uma relação comercial e não representa vínculo entre as partes, assim como não inclui qualquer obrigação da CMPC em contratar fornecedores que constarem na base.

2) Como faço para realizar o pré-cadastro da minha empresa?

Tenha em mente que você deve estar com documentos necessários atualizados.  Você deve acessar o site www.cmpcbrasil.com.br ou através do link www.me.com.br. Em caso de dúvidas, acesse o Manual de fornecedores ME.

3) Realizei o pré-cadastro, já posso fornecer para a CMPC ?

Não. O pré-cadastro é uma triagem para verificarmos se sua empresa está apta a trabalhar conosco e se seu tipo de prestação de serviço ou fornecimento está em linha com a nossa necessidade. Para iniciar em um processo específico, sua empresa participará de uma concorrência .

4) Recebi o PC. O que preciso para credenciar minha empresa e funcionários no acesso a planta/hortos?

Caso seja uma prestação de serviços com pessoas alocadas em alguma planta ou horto florestal da CMPC, acesse o procedimento Documentação e Credenciamento e ainda  o Passo a Passo para Credenciamento.

5) Já sou fornecedor  e quero saber quando serei pago. Como faço para verificar a previsão de pagamento?

Para acompanhar seus pagamentos, você deve solicitar ao comprador reponsavél por sua negociação, o acesso ao link para o local onde poderá consultar a programação de pagamento de NF lançadas. Caso a nota não conste , você deverá entrar em contato com o Comprador responsavél pela negociação.

6) Prestei serviço na planta CMPC. Como faço para enviar a Nota fiscal para o pagamento?

Pedidos de compra com início 35 ou 36. A Nota Fiscal de prestação de serviço poderá ser emitida somente após a aprovação da folha de serviços que deve ser criada via Portal https://bpm.celulosers.com.br/ Confira as orientações no documento Tutorial – Lançamento de NF Serviços.

IMPORTANTE:

  • Notas com Folhas de Serviço não aprovadas pela empresa contratada no Portal serão recusadas;
  • A data de emissão da nota fiscal deve ser posterior à data da aprovação da folha. Do contrário, a nota será recusada;
  • A nota deve ser emitida e enviada a para lançamento até dia 24 de cada mês. Notas posteriores serão recusadas;
  • Notas com valores, quantidades ou impostos diferentes da folha serão recusadas.

Pedidos que não iniciem com estes números (35 e 36) e que tenham prstação de serviços devem ser tratados diretamente com o comprador

7) Como faço pra identificar o gestor Técnico no lançamento da Nota Fiscal de serviços?

O sistema preenche automaticamente o Gestor Técnico responsavél pelo centro de custos no PC. Caso não ocorra o preenchimento automatico, consulte seu contato operacional na CMPC.

8) Prestei serviço de reparo externo para a CMPC. Como faço para enviar a Nota fiscal para o pagamento?

São pedidos de compra de serviços com início 38. A NF deve acompanhar a NF de serviços e a de retorno junto com a mercadoria.

9) Forneci um materia/insumo para CMPC. Como faço para enviar o arquivo XML de NF ou CTE?

As NFs devem ser enviadas para o e-mail nfe.in.brasil@cmpc.com.br.

10) Já sou fornecedor da CMPC. Qual o canal de atendimento quando necessito alteração de dados cadastrais e/ou bancários?

Caso sua empresa já possua cadastro com a CMPC e precise alterar seus dados bancários ou demais, deverá enviar um e-mail para cadastro@cmpcrs.com.br. Em caso de dúvidas, acesse o passo a passo no Cadastro de Fornecedores SAP.

11) Quais são os documentos necessários para realizar o cadastro do veículo e motorista no caso de descarga de materiais na planta da CMPC Guaíba?

A entrega de materiais é através do acesso da via privada. Existem exigências de segurança do trabalho (EPI) e horários definidos para recebimento. Para outras dúvidas sobre isso, acesse o Credenciamento e acesso de Veículos Leves e Bicicletas.

12) Quero solicitar anuência para subcontratar um serviço ao qual fui contratado originalmente. Como faço?

O processo de subcontratação deve ser aprovado pela CMPC. Caso seja uma prestação de serviços com pessoas alocadas na planta da CMPC, acesse o procedimento Documentação e Credenciamento e ainda o Passo a Passo para Credenciamento.